DC Heroes RPG Wiki
Advertisement

Após tomar dano, o personagem, se ainda vivo, pode tentar um Teste de Recuperação a fim de reganhar Condição Atual perdida.

Isto consiste num Teste usando o atributo que recebeu dano como AV/EV (Corpo para dano físico, Mente para dano mental e Espírito para dano místico). A OV será 0 se a Condição Atual do personagem é 0 ou acima. A RV será igual ao dano recebido. Se a Condição Atual do personagem é abaixo de zero, a Condição Atual negativa é adicionada a OV, e todo dano é assumido na RV.

Exemplo 1: Personagem de Corpo 5 com Condição Atual 3. AV/EV 5/5. OV/RV 0/3.

Exemplo 2: Personagem de Corpo 5 com Condição Atual -4. AV/EV 5/5. OV/RV 4/9. (A chance que se recupere realmente é difícil sem ajuda externa ou Hero Points).

RAPs conseguidos no teste será a Condição Atual que o personagem reganha; por exemplo, se Batman, um personagem com Corpo 6, sofre 3 de dano físico e obtém 2 RAPs em seu Teste de Recuperação, ele fica com Condição Atual 5. Se recebe 3 RAPs, todo dano é neutralizado. Se obtém RAPs acima de sua Condição Atual perdida, o excedente não é somado a Condição Atual; Batman não ficará com Condição Atual 10 só por ter tirado uma jogada sortuda nos dados.

Testes de Recuperação podem ser afetados de acordo com condições:

Tabela de Recuperação
Condição Modificador

(OV)

Descansando 0
Ambiente insalubre +1 a +2 colunas
Alimentação pobre +1 coluna
Sem nutrição/descanso adequado

há algum tempo

+2 colunas, veja

Fome, Sede, Asfixia, Privação de sono

Trabalho pesado +2 colunas
Em batalha +3 colunas

Existem vários tipos de Recuperação, discutidos abaixo.

Resting recovery (Recuperação por descanso)

O personagem recebe um Teste de Recuperação após um certo tempo, dependendo do tipo de dano. Se o personagem recebeu dano por Bashing Combat, o tempo para um Teste é de 1 hora (10 APs de tempo). Se o personagem sofreu Killing Combat, MESMO SE SUA CONDIÇÃO ATUAL NÃO FOR REDUZIDA ABAIXO DE ZERO, o tempo para um Teste é de 1 dia (15 APs de tempo).

Personagens recuperam-se de suas Condições atuais separadamente. Vamos supor que Batman enfrente 3 vilões, um que causa dano físico, um que causa dano mental e outro que causa dano místico, e que saiu da luta com Condição Atual de Corpo 1, Condição Atual de Mente 0 e Condição Atual de Espírito -2 (Combate acirrado, e Batman teve que ser levado pelos companheiros). Para fazer o Teste de Recuperação para Corpo e Mente, Batman terá que descansar 1 hora; para o Espírito, será descanso de 1 dia, dado que Condição Atual de Espírito foi reduzida abaixo de zero.

Um Resting Recovery é sempre feito no tempo necessário após o último dano naquele atributo ser recebido; se um personagem esperou 55 minutos e recebe dano no mesmo atributo, deve esperar mais 1 hora antes de realizar o Teste; se o último dano foi para outro atributo, aquele tempo para recuperar-se do primeiro dano não é afetado.

Se a qualquer momento um personagem sofre Killing Combat e sua Condição Atual é reduzida abaixo de zero, ele está muito ferido e deve lentamente morrer, recebendo 1 ponto de dano adicional a cada 15 minutos (8 APs de tempo). O personagem deve receber cuidados médicos (uso da perícia Medicine) ou fazer uma Desperation Recovery. Alguns poderes como Damage Transference também ajudam a curar o personagem. Um personagem com a vantagem Stabilization não recebe este dano adicional.

Note que o tempo necessário para Resting Recovery é afetado pelo Gênero de Campanha. Personagens com Regeneration devem diminuir o tempo necessário para Resting Recovery pelos APs de poder.

Desperation recovery (Recuperação por desespero)

Já notou como heróis conseguem recobrar a consciencia a tempo de salvar sua pele?

Isto é chamado de Desperation Recovery. Por pagar 15 Hero Points, o personagem pode fazer um Teste de Recuperação antes do tempo necessário. Cada Desperation Recovery para cada atributo danificado deve exigir 15 Hero Points cada; Se um personagem está necessitando fazer Desperation para Condições Atuais de Corpo e Mente ao mesmo tempo, por exemplo, ele deve pagar 30 Hero Points.

Note que os Hero Points necessários para Desperation Recovery são afetados pelo Gênero de Campanha.

Tratamento Médico

Personagens com a perícia Medicine podem aumentar as chances dum personagem fazer um Teste de Recuperação, incluindo o usuário, se, naturalmente, estiver consciente. Para mais detalhes, veja Medicine.

Senhor Incrível trata de ferimentos recebidos por Alan Scott.

Dano em Poderes e Atributos

Poderes e Atributos podem vir a ser reduzidos mediante certas condições (Neutralize, Power Drain, falhar em Forçar Ação Automática, etc). As regras para recuperação destas habilidades é semelhante a Resting Recovery comentada acima, onde se usa os APs originais da habilidade danificada como AV/EV e o dano na habilidade como ambas OV/RV. O tempo é contado a partir do último dano na habilidade. Enquanto a habilidade não for restaurada, ela continuará reduzida. Exemplo: se o Homem-Borracha é afetado por uma substancia criada para reduzir seus poderes elásticos, e recebe 10 de dano a sua Stretching 15, ele terá Stretching 5 enquanto não fizer um Teste de Recuperação.

Usar Desperation Recovery em Poderes e Atributos custa 25 Hero Points ao invés de 15. Sob nenhuma hipótese um Atributo ou Poder é reduzido abaixo de zero.

Advertisement