
A Sociedade da Justiça da América (do inglês Justice Society of America) foi o primeiro grupo de super-heróis a aparecer historicamente nas Histórias em Quadrinhos. Criada pelo editor Sheldon Mayer e escritor Gardner Fox, a SJA, como também é conhecida, teve sua primeira aparição em All-Star Comics #3 (1940), em plena Era de Ouro dos quadrinhos. O grupo incluía as versões originais de Sr. Destino (Dr. Fate), o Lanterna Verde original (Green Lantern), Joel Ciclone (Flash), o Homem-Hora (Hourman), o Sandman, o Gavião Negro (Hawkman), Átomo (Atom), e Espectro (Spectre).
Histórico
Só iríamos conhecer a origem de como a Sociedade da Justiça se formou em DC Special #29 - Origin of the JSA (1978) (No Brasil, Heróis em Ação 9, de 1985, Ed. Abril). Na dimensão da Terra 2, o grupo foi formado a pedido do Presidente Franklin Delano Roosevelt, que procurava ajudar os aliados na Europa sem envolver oficialmente o povo americano. Roosevelt havia prometido aos americanos envolver os EUA somente se houvesse ataque pelas forças do Eixo, como ocorreria em Pearl Harbor, um ano depois. O grupo, formado pelo Sr. Destino, Lanterna Verde, Flash,Homem-Hora, Sandman, Gavião Negro, Átomo, O Espectro, e pelas versões da Terra 2 de Superman e de Batman, frustraram os ataques de Hitler à Inglaterra, bem como um bombardeio à Casa Branca.

A Sociedade da Justiça (Pré-Crise).
A barreira mística
Posteriormente, foi descoberto o motivo porque a SJA, que tinha personagens poderosos, simplesmente não invadiram a Alemanha e acabaram com a Guerra: durante o conflito, todo o Teatro de operações Europeu ficou debaixo da barreira mística. Personagens místicos ou suscetíveis a magia ficavam sob o domínio do Führer, e meta-humanos comuns tinham seus poderes temporariamente cancelados. Esta barreira foi criada pelo ocultista Rei Dragão a serviço de Hitler, utilizando uma máquina energizada pelo Santo Graal e a Lança do Destino.
Debandada
Em 1951, a SJA debandou devido a pressões do Congresso Americano, que queria que os heróis revelassem suas identidades. Alguns membros continuaram ativos, como Superman, Batman e Robin, Mulher Maravilha e Sr. Destino.
Retorno da SJA (1)
Depois de The Flash Barry Allen atingir a dimensão da Terra 2 e encontrar o Flash da SJA, o grupo foi reativado. Boa parte de suas aventuras envolveu o conflito de gerações entre os antigos membros e os jovens membros, Sideral, Poderosa e Robin.
Crise nas Infinitas Terras e o Limbo do Ragnarok
Em 1985 a DC reescreveu sua continuidade. As séries fundiram todas as realidades da companhia em uma, colocando a SJA como antecessores da Guerra para os personagens modernos. Um dos maiores impactos foi a retirada das versões Terra 2 de Superman, Batman, Robin e Mulher-Maravilha da participação do grupo. Devido a tremenda quantidade de pontas soltas que ficaram com a história do grupo no vácuo da “Crise”, a DC pediu que Roy Thomas, responsável pela cronologia e histórias relacionadas a Sociedade e o All-Star Squadron, escrevesse um episódio em que todos os membros morressem. Thomas, apaixonado pelos heróis dos anos 40, usou um artíficio no entanto. Ele escreveu em 1986 “Os últimos dias da Sociedade da Justiça”, inédito no Brasil, em que os membros não morriam, mas antes ficavam presos eternamente num limbo combatendo seres da mitologia nórdica, como Loki e Surtur, numa espécie de simulação do Ragnarok. Os membros da Sociedade sempre venciam a batalha, mas como parte do feitiço que os condenou, o tempo sempre voltava, e eles tinham que combater a batalha toda de novo. Somente Poderosa, Sideral, Espectro e Sr. Destino escaparam ao cataclismo.
Retorno da SJA (2)
No número final na série de quatro partes, “Armageddon: Inferno”, a SJA retornou ao moderno Universo DC quando Tempus substituiu os lugares da SJA no Ragnarok por servos superpoderosos do demônio Abraxis, permitindo ao grupo voltar a Terra. A Sociedade ganhou novamente um título próprio, mas durou apenas 10 números. Até então, os membros da Sociedade não haviam envelhecido muito, devido a exposição nos anos 40 a uma radiação mágica durante a destruição do vilão Ian Karkull. Isso tudo mudou quando o vilão Extemporâneo ameaçou o universo em Zero Hora. Munido de poderes cronais, o vilão envelheceu os heróis até suas idades reais. Os membros Átomo, Dr. Meia-Noite e Homem-Hora morreram nesse confronto. O resto deles preferiu retirar-se. Alan Scott descobriu que o poder do Coração Estelar contido em seu corpo o manteve jovem, e mudou sua alcunha de Lanterna Verde (que ele abdicou em favor do novato Kyle Rayner) para Sentinela.
Retorno da SJA (3)
O grupo reuniu-se novamente, com muitos membros novos, quando Mordru esteve matando diversos agentes dos Lordes da Ordem e do Caos. A nova SJA procurou uma criança escolhida a ser a nova encarnação do Sr. Destino, ao que a criança cresceu magicamente e revelou ser também a encarnação de Hector Hall, filho do Gavião Negro.

Membros da nova Sociedade da Justiça. Arte de Alex Ross.
Lista de Membros:
Era de Ouro
- Superman (Terra 2) (Pré-Crise somente)
- Batman (Terra 2) (Pré-Crise somente)
- Lanterna Verde (Alan Scott)
- The Flash (Jay Garrick) (Também conhecido como Joel Ciclone)
- Sr. Destino (Kent Nelson)
- Átomo (Al Pratt)
- Gavião Negro (Carter Hall)
- Homem-Hora
- Sandman (Wesley Dodds)
- Espectro (Jim Corrigan)
- Tornado Vermelho I (participou somente do primeiro encontro do grupo)
- Johnny Trovoada
- Trovão
- Mulher-Maravilha (Terra 2) (Pré-Crise somente)
- Mulher Maravilha (Rainha Hipólita) (Pós-Crise somente)
- Dr. Meia Noite I
- Starman (Ted Knight)
- Sr. Incrível I
- Pantera I
- Canário Negro (Pré-Crise)
- Mulher Gavião (Pós-Crise somente)
Era de Prata
- Robin (Terra 2) (Pré-Crise somente)
- Tornado Vermelho II (temporariamente)
Era de Bronze
- Sideral
- Poderosa
- Caçadora (Helena Wayne) (Pré-Crise somente)
Era Moderna
Fundadores
- Esmaga-Átomo
- Mulher Maravilha (Rainha Hipólita)
- Escaravelho
- Sand
- The Flash (Jay Garrick)
- Lanterna Verde (Alan Scott)
- Pantera (Ted Grant)
- Starman (Jack Knight)
- Sideral II
- Canário Negro II
- Homem-Hora III
- Moça-Gavião
- Sr. Destino (Hector Hall)
Membros tardios
- Sr. Incrível II
- Dr. Meia-Noite (Pieter Cross)
- Jakeem Trovoada
- Adão Negro
- Poderosa
- Homem-Hora II
- Capitão Marvel
Novos membros
- Manto Negro
- Liberty Belle II
- Detonador
- Starman (Thom Kallor)
- Ciclone
- Pantera (Tom Bronson)
- Cidadão Gládio
- Superman (Reino do Amanhã)
- Judomaster (Sonia Sato)
- Admirável III
- Rajada
- Lança/Magog
- Mister América III
- Ma Hunkel (a primeira Tornado Vermelho, agora relegando-se somente a serviços domésticos na sede da SJA)
Veja também
![]() ![]() Este personagem habitou a Terra durante a Era de Ouro (1938 a 1955). Provavelmente o (a) personagem foi um herói/heroína com fortes ideais e sentimentos patrióticos, ou mesmo um(a) vilã(o) que preferia prender um herói em alguma mirabolante armadilha do que simplesmente meter-lhe uma bala na cabeça. O personagem pode ter lutado na Segunda Guerra Mundial (a favor dos Aliados ou Eixo), passou apertos durante a Grande Depressão, assistia cinejornais sobre o progresso da guerra no cinema, ouvia novelas pelo rádio, juntava títulos de guerra pra comprar manteiga, etc. |