FANDOM


link: INT

Factor Cost 5

Base Cost 10

Alcance Auto

Tipo Dados

Uso não qualificado: First Aid

Uso qualificado: Diagnosis, Forensics, Medical Treatment, Surgery

Medicine reflete os conhecimentos médicos dum personagem. Note que algumas das subperícias possuem Pré-Requisitos; você deve possuí-los para que a subperícia possa ser adotada.

Diagnosis:Edit

(Diagnose) Permite detectar que tipo de enfermidade o personagem está passando. Joga-se AV/EV APs de Medicine; A OV/RV é escolhida pelo GM, baseado na raridade da enfermidade, veneno ou bactéria/vírus. A OV/RV pode ser abaixada por certos poderes (como X-Ray Vision, Microscopic Vision) e equipamentos.

Drfatediagnosis

Sr. Destino (Kent Nelson) verifica que uma vítima morreu de envenenamento por ácido cianidrico.

RAPs conseguidos são iguais aos pontos de Informação ganhos. Exemplo: Vamos supor que Dr. Meia Noite toma um paciente envenenado. A OV/RV é de 6/6, já que o veneno, Curare, é um pouco raro. Dr. Meia Noite tem acesso a um bom hospital, o que abaixa a OV/RV em -2 colunas (Veja Modificadores no fim deste artigo). Se Dr. Meia Noite consegue 1 RAP, ele descobre que o paciente está envenenado; se consegue metade da OV/RV ou mais, o Dr. descobre que o veneno é Curare; se consegue totais RAPs, ele pode indicar um antídoto, obtendo -2 colunas ao tratar aquele veneno específico com First Aid ou Medical Treatment. Diagnosis permite ainda saber a causa mortis dum defunto que acabou de morrer, se sintomas são vísiveis (descrição do GM).

First AidEdit

(Primeiros Socorros) Permite estabilizar pacientes em estado crítico; nos termos de jogo, permite deter o habitual ponto de dano a cada 15 minutos por Killing Combat, e deter os ataques colaterais de alguns Poderes (como Poison Touch e Pestilence).

ForensicsEdit

Forensics

Doutor Meia Noite III e Senhor Incrível II fazem autópsia no corpo de Sue Dibny

(Legista) Permite saber a causa da morte de um cadáver, e há quanto tempo ele faleceu. O tempo base para fazer uma autópsia é igual ao tempo que o cadáver está morto (em APs) -5. Ex: Realizar autópsia num corpo morto há uma semana (18 APs de tempo) levaria 8 horas (13 APs).

Joga-se AV/EV APs de Medicine; A OV/RV é 4/4 para cadáveres mortos de uma semana até 6 meses; e 10/10 se excedido 6 meses (corpos em bom estado de conservação podem ter OV/RVs menores). RAPs conseguidos revelam Pontos de Informação sobre o corpo.

Medical TreatmentEdit

Pré-Requisito: First Aid

(Tratamento médico)  Permite que um personagem ajude os outros a combaterem os efeitos de doença. O tratamento médico só pode ser tentado uma vez por dia em qualquer personagem. Os RAPs são adicionadas diretamente aos RAPs de Recuperação do paciente (veja Teste de Recuperação ) para determinar a rapidez com que o personagem cicatriza. Se a Recuperação não for bem sucedida por qualquer motivo, o Tratamento Médico não terá efeito.

A AV/EV serão os APs de Medicina, enquanto a OV/RV é igual ao valor absoluto do dano (em APs) recebido pelo personagem tratado (se o CORPO de um personagem é  reduzido a -6, a OV/RV do tratamento médico é 6/6).

Opcionalmente, a OV/RV podem ser igual aos APs da doença ou veneno que afetam o Personagem. RAPs positivos do Tratamento Médico indicam que o paciente pára de perder Condição Atual de Corpo por um período de tempo (em APs) igual aos RAPs do Tratamento Médico.

Se algum Tratamento Médico for administrado a um Personagem que tenha sofrido dano Mental ou Espiritual, o paciente só poderá ser tratado uma vez por semana, independentemente de o tratamento ter sido bem-sucedido ou não (recebeu RAPs positivos). Isso simula o reparo psicológico da sanidade de personagens.

Este tipo de tratamento requer equipamento adequado e remédios, como aqueles disponíveis em hospitais e instalações de saúde mentais. Se não estiverem disponíveis, o tratamento médico não pode ser administrado e somente Primeiros Socorros pode ser dado. Se um Personagem falhar em uma tentativa de Tratamento Médico e seus APs de Medicina forem menores que o valor absoluto do dano o paciente tem uma piora em sua condição, e o paciente perde seu próximo Teste de Recuperação. Se os APs de um Personagem da Medicina forem maiores ou iguais ao valor absoluto do dano sofrido, nenhum dano adicional o dano é feito ao paciente, o tratamento foi simplesmente mal-sucedido.

Se o dano sofrido por um Personagem for a um órgão ou porção específica do corpo e o Corpo do Personagem tiver sido reduzido abaixo de 0, o Tratamento Médico é inútil, Cirurgia é necessária.

SurgeryEdit

Dr. midnite surgery

Doutor Meia-Noite (Pieter Cross) no meio duma cirurgia.

Pré-Requisito: Tratamento Médico e Primeiros Socorros

Surgery (Cirurgia) permite que um Personagem conserte dano físico extensivo sofrido por outro Personagem. Também permite que o Cirurgião realize uma cirurgia normal até mesmo incluindo operações de transplante e implantação de órgãos artificiais.

A AV/EV de uma Tentativa Cirúrgica é igual aos APs de Medicine e a OV/RV é o valor total do dano sofrido pelo paciente. Por exemplo, se um Personagem com um Corpo de 5 APs fosse reduzido a uma Condição Atual de Corpo -4, a OV/RV da Cirurgia seria 9/9. Se órgãos vitais como o coração, pulmões ou cérebro estiverem sujeitos a Cirurgia há um modificador de +1 Coluna na OV/RV. Um Personagem pode ser submetido a Cirurgia no máximo uma vez por dia, embora um personagem possa receber outras formas de Medicina, como Primeiros Socorros ou Tratamento Médico, no mesmo dia.

O paciente pode necessitar de transfusões de sangue a fim de que se obtenha sucesso na cirurgia. Se sangue não é disponível, a diferença entre os APs de Corpo do paciente e os RAPs obtidos na cirurgia serão dano por Killing Combat que ele evita receber; de outro modo, o paciente tem sua Condição de Corpo Atual reduzida a 0 e começa a receber 1 RAP de dano a cada 15 minutos até que sua condição é estabilizada ou morra. Ex: Vamos supor que Ultra-Humanóide esteja querendo implantar um braço cibernético em Deathbolt depois que este fere seu braço de modo irreparável num combate. A cirurgia recebe 4 RAPs; como transfusões não são disponíveis, Deathbolt, que tem Corpo 5, fica ainda com 1 RAP de dano em sua Condição Atual de Corpo (5-4=1); Se Ultra tivesse tirado somente 2 RAPs na cirurgia, Deathbolt ficaria com 3 RAPs de dano (5-2=3); Se Ultra não tivesse obtido quaisquer RAPs, Deathbolt teria sua condição Atual reduzida a 0 e começaria a receber 1 RAP de dano a cada 15 minutos. Transfusões requerem um Teste de Medicine com OV/RV 1/1 e um ou mais personagens doadores; cada RAP de Condição Atual de Corpo que o personagem voluntariamente doa pode negar 1 RAP de dano no paciente.

Órgãos ou membros específicos danificados podem ser reparados através de cirurgia. RAPs na tentativa de cirurgia são adicionados diretamente aos APs de Corpo do paciente para reparar os danos sofridos. Se um personagem falhar uma tentativa de cirurgia e seus APs de Medicina forem menores que o valor total do dano sofrido pelo paciente (em APs), a cirurgia piorou a condição. O personagem paciente então sustém um (1) RAP adicional de dano da cirurgia falha e perde seu próximo Teste de Recuperação. Se os APs de Cirurgia de um Personagem forem maiores ou iguais ao valor total do dano sofrido pelo paciente (em APs), nenhum dano adicional foi feito ao paciente: a cirurgia foi simplesmente mal sucedida.

ModificadoresEdit

As condições de higiene, recursos da instalação médica e atitudes do médico podem facilitar ou dificultar os testes de Medicine. Veja a tabela abaixo.


Condição Modificador na OV/RV
Hospital excelente -2 colunas
Hospital bom -1 colunas
Hospital comum 0 colunas
Sem hospital +1 coluna
Instrumentos cirurgicos improvisados +1 coluna
Sem instrumentos cirúrgicos +2 colunas
Higiene ruim +1 coluna
Péssima higiene +2 colunas
Tarefa apressada +2 colunas
Em pleno combate +2 colunas


Múltiplos médicosEdit

A disponibilidade de mais de um médico para o mesmo paciente aumentam as chances de sucesso. É permitido Team Attack nos testes de Medicine, com os habituais bonus.

Community content is available under CC-BY-SA unless otherwise noted.