FANDOM


O artigo relata as características dos EUA no Universo DC. Para um artigo realista sobre o país consulte http://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_Unidos

Superman statue Liberty

Superman voa ao lado da Estátua da Liberdade, um dos maiores símbolos americanos.

Estados Unidos da América (em inglês: United States of America) são uma república constitucional federal composta por 50 estados e um distrito federal. A maior parte do país situa-se na região central da América do Norte, formada por 48 estados e Washington, D.C., o distrito federal da capital. Localiza-se entre os oceanos Pacífico e Atlântico, fazendo fronteira com o Canadá ao norte e com o México ao sul. O estado do Alasca está no noroeste do continente, fazendo fronteira com o Canadá no leste e com a Rússia a oeste, através do estreito de Bering. O estado do Havaí é um arquipélago no Pacífico Central. O país também possui vários outros territórios no Caribe e no Oceano Pacífico. Com 9,37 milhões de km² de área e cerca de 309 milhões de habitantes, o país é o quarto maior em área total, o quinto maior em área contígua e o terceiro em população. Os Estados Unidos são uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, produto da forte imigração vinda de muitos países. Sua geografia e sistemas climáticos também são extremamente diversificados, com desertos, planícies, florestas e montanhas que abrigam uma grande variedade de espécies.

HistóriaEdit

ColonizaçãoEdit

Os Estados Unidos foram fundados pelas treze colônias do Império Britânico localizadas ao longo da sua costa atlântica. Em 4 de julho de 1776, foi emitida a Declaração de Independência, que proclamou o seu direito à autodeterminação e a criação de uma união cooperativa. Os estados rebeldes derrotaram a Grã-Bretanha na Guerra Revolucionária Americana, a primeira guerra colonial bem sucedida da Idade Contemporânea. A Convenção de Filadélfia aprovou a atual Constituição dos Estados Unidos em 17 de setembro de 1787; sua ratificação no ano seguinte tornou os estados parte de uma única república com um forte governo central. A Carta dos Direitos, composta por dez emendas constitucionais que garantem vários direitos civis e liberdades fundamentais, foi ratificada em 1791.

Velho Oeste e Guerra CivilEdit

Jonah hex
Guiados pela doutrina do destino manifesto, os Estados Unidos embarcaram em uma vigorosa expansão territorial pela América do Norte durante o século XIX que resultou no deslocamento de tribos indígenas, aquisição de territórios e na anexação de novos Estados. Os conflitos entre o sul agrário e o norte industrializado do país sobre os direitos dos estados e a expansão da instituição da escravatura provocaram a Guerra de Secessão, que decorreu entre 1861 e 1865. A vitória do Norte impediu a separação do país e levou ao fim da escravatura nos Estados Unidos. No séc. XIX, diversos heróis fizeram carreira no Velho Oeste: Jonah Hex, Bat Lash, Cinnamon, El Diablo, Scalphunter, Nighthawk, El Papagayo, Pistolera, Quentin Turnbull, Max Mercúrio, Pow Wow Smith, Super-Chief, Terra-Man, Tomahawk e Trigger Twins.

No final do século XIX, a economia americana tornou-se a maior do mundo e o país expandiu-se para o Pacífico.

Séc. XXEdit

A Guerra Hispano-Americana e a Primeira Guerra Mundial confirmaram o estatuto do país como uma potência militar. No final dos anos 1930 para o os anos 1940, começaram a surgir os primeiros meta-humanos, sendo Dr. Oculto o primeiro, em 1935.

Segunda guerraEdit

Com o advento da Segunda Guerra, A Sociedade da Justiça, primeiro grupo de heróis, foi formada a pedido do President Franklin Delano Roosevelt, que procurava ajudar os aliados na Europa sem envolver oficialmente o povo americano. Roosevelt havia prometido aos americanos envolver os EUA somente se houvesse ataque pelas forças do Eixo, como ocorreria em Pearl Harbor, um ano depois. O grupo, formado pelo Sr. Destino, o Lanterna Verde Alan Scott, The Flash Jay Garrick , o Homem-Hora, o Sandman Wesley Dodds, o Gavião Negro (Hawkman), O Átomo original e O Espectro frustraram os ataques de Hitler a Inglaterra, bem como um bombardeio a Casa Branca.
Alan Scott first

A primeira aparição de Alan Scott como Lanterna Verde.

Dezembro 7, 1941: EUA entram na Segunda Guerra Mundial. O grupo All-Star Squadron foi formado pelo Presidente Roosevelt originalmente para findar a Segunda Guerra na Europa. Durante o período, todo o front Europeu ficou debaixo duma barreira mística. Personagens místicos ou suscetíveis a magia ficavam sob o domínio do Führer, e meta-humanos comuns tinham seus poderes temporariamente cancelados. Esta foi a explicação porque a Segunda Guerra, com pesos pesados como Espectro e Sr. Destino do lado dos aliados, durou 10 anos, e não 10 minutos. Esta barreira foi criada pelo ocultista Rei Dragão (Dragon King) a serviço de Hitler, utilizando uma máquina energizada pelo Santo Graal e a Lança do Destino.

Sem opção, foram enviadas tropas comuns para o front. Os personagens soldados da DC entram

na
Sgt rock

Sargento Rock e a Compania Moleza enfrentando Panzers nazistas.

guerra: Sargento Rock e a Companhia Moleza, Os Perdedores, Tanque mal-assombrado, Creature Commandos, Soldado desconhecido

A nação emergiu da Segunda Guerra Mundial como o primeiro país com armas nucleares e como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Guerra Fria e histeria dos anos 1950Edit

Com a Guerra Fria, ondas de histeria e desconfiança assolaram o país. Devido a pressões do governo para expor suas identidades publicamente, acaba a Sociedade da Justiça. Atividade meta-humana torna-se proibida por muitos anos, mas isso não impediu muitos heróis de surgirem e agirem clandestinamente, como o Caçador de Marte (que mantinha suas atividades em segredo), Capitão Cometa, Patrulha do Destino e membros individuais dos Heróis Esquecidos.

Era moderna dos heróisEdit

Com o surgimento de Superman, os heróis recuperaram sua glória de outrora. Não muito tempo depois de sua aparição, outros heróis começaram a iniciar suas carreiras, e logo se juntariam como a Liga da Justiça. Algum tempo depois, seus protegidos e sidekicks iriam formar os Novos Titãs.

O fim da Guerra Fria e a dissolução da União Soviética deixaram os EUA como a única superpotência restante.

PresidentesEdit

Veja Lista de Presidentes

EconomiaEdit

Os Estados Unidos são um país desenvolvido e formam a maior economia nacional do mundo, com um produto interno bruto que em 2012 foi de 15,6 trilhões de dólares, equivalente a 19% do PIB mundial por paridade do poder de compra (PPC) de 2011.  Sua economia é alimentada pela abundância de recursos naturais, por uma infraestrutura bem desenvolvida e pela alta produtividade; e, apesar de ser considerado uma economia pós-industrial, o país continua a ser um dos maiores fabricantes do mundo. Os Estados Unidos respondem por 39% dos gastos militares do planeta16 e são um forte líder econômico, político e cultural.

TecnologiaEdit

A tecnologia disponível nos EUA do Universo DC é muito mais avançada que sua contraparte no mundo real. Heróis e vilões tem acesso a tecnologia espacial, medicina, equipamento militar, e computadores muito mais sofisticados. Atualmente, muitos dos materiais de ponta são produzidos pelos Laboratórios S.T.A.R.. Seus principais competidores são a LexCorp, de Lex Luthor; a Corporação Kord, que uma vez pertenceu ao falecido Besouro Azul (Ted Kord), e o conglomerado internacional conhecido como Corporação Sunderland, que já deu dores de cabeça ao Monstro do Pântano.
LexCorp

LexCorp, a megacorporação de Lex Luthor, fica em Metropolis, EUA.

Medicina é avançada, cirurgias e transplantes quase não oferecem risco. Membros artificiais funcionam tão bem quanto os naturais, a exemplo da mão biônica uma vez utilizada por Luthor, e uma grande gama de heróis e vilões é beneficiada pela cibernética, como Cyborg (Victor Stone), Gládio e Metallo. Tal tecnologia, no entanto, ainda é muito cara.

Ambos Estados Unidos e a Rússia já puseram homens em Marte, e ambos planejam missões a Venus (Obviamente, viagens para planetas muito mais longínquos já foram efetuadas por heróis e vilões de forma individual). Viagens espaciais também estão disponíveis a empresas privadas como S.T.A.R. e LexCorp.

Meta-HumanosEdit

Os Estados Unidos da América é o país com maior quantidade de meta-humanos. Antes da detonação da bomba genética durante Invasão!, os meta-humanos eram quase que exclusivamente americanos (honrosa exceção para os Guardiões Globais e alguns Vilões Nazistas). A citada bomba despertou o potencial latente em vários humanos, tornando-os meta-humanos (ainda assim, os meta-humanos são uma parcela muito diminuta de qualquer população). 

Vigilantismo é presente e não proibido nos EUA. A polícia geralmente tolera os heróis uniformizados com a desculpa é que eles são melhores em controlar os vilões uniformizados que as forças policiais comuns. Heróis mais experientes até são chamados pelas forças policiais se necessário, enquanto novos heróis são tolerados mas não confiados até provarem seus méritos.

Community content is available under CC-BY-SA unless otherwise noted.