FANDOM


Wonder woman blocking

Os braceletes da Mulher Maravilha podem ser usados para Bloqueio.

Block (Bloqueio) é uma tentativa de interpor um objeto entre um ataque iminente e o personagem com o objetivo do objeto receber o dano ao invés dele. O Block é uma Ação de dados, e o personagem deve ter algum objeto em mãos ou no corpo para ser usado.

Depois que um ataque é anunciado, mas antes que ele seja rolado, o personagem faz um teste. A AV/EV duma tentativa de Block é igual a Destreza do personagem. APs de manobra básica Blocking, contida em Martial Artist, ou Weaponry (meele weapons), podem usadas como AV. A OV/RV é igual a AV do ataque iminente (Geralmente APs de AV duma arma automática, Weaponry, Accuracy ou Destreza do oponente, seja lá o que ele estiver usando para atacar). Se o Block ganha 1 ou + RAPs, o ataque do oponente é resolvido normalmente, mas susbstitui-se a RV do herói bloqueando com os APs de Corpo do objeto, e o objeto sofre o dano, se houver.

  • Se RAPs de dano são inflingidos ao objeto, ele não pode mais ser usado para Block. Se o objeto é especialmente construído para manobra Block (sabre, escudo, braceletes, etc), ele ainda pode ser usado.
  • Se o objeto é destruído (leva RAPs de dano iguais a seus APs de Corpo ou superior), reveja a mesma jogada na Tabela de Resultado com a mesma rolagem contra o personagem que estava usando o objeto, e agora utilize a RV do personagem ao invés, aplicando quaisquer Column Shifts ganhas. O dano irá para o personagem.
  • Se um objeto sendo usado sucessivamente para o Bloqueio é imune ao dano (por exemplo, contra um Poison Touch), o objeto simplesmente nega aquela Ação do oponente.
  • Se, para começo de conversa, a tentativa de Block do personagem falhou, o ataque original é resolvido normalmente, mas o personagem bloqueando terá -2 colunas na OV como penalidade.
  • Um defensor pode tentar bloquear mais de um ataque por fase, mas cada ataque passado do primeiro aumenta a dificuldade em +1 coluna cada. Isto é uma exceção nas regras que permite fazer mais de uma Ação de Dados na mesma fase.
  • Somente ataques físicos podem ser bloqueados.
  • Block pode ser usado para bloquear ataques em outros oponentes, desde que os APs de movimento do personagem bloqueando seja igual ou menor que a distância entre eles.
  • A OV/RV duma tentativa de Block é afetada pelo tamanho do objeto em questão.
Tamanho aproximado do objeto

Modificador na OV/RV

da tentativa de Block

(em colunas)

mão humana +1/+1
pequeno escudo, grande dicionário 0
tampa de lata de lixo clássica -1/-1
carteira de sala de aula, pequena mesa -2/-2
porta -3/-3
automóvel -4/-4
caminhão -5/-5
casa -6/-6

Ex: vamos supor que um bandido esteja atirando em Mulher Maravilha, e ela decide usar seus braceletes para Block. A AV/EV da tentativa é 13/13 (a Destreza dela), e a OV/RV é igual a AV do oponente (no caso, os APs da perícia Weaponry do bandido, 4/4.) Desde que os braceletes tem o tamanho duma mão humana, a OV/RV sofre um acréscimo de + 1 coluna (OV/RV final caindo na casa de 5 a 6). O número de sucesso para um Block sucessivo é 4. Diana rola um 8 e ganha 11 RAPs; ela é sucessiva no Block. O ataque agora é resolvido normalmente pelo bandido, a AV será a Weaponry do bandido, a EV será a EV da arma que ele usa, a OV será a Destreza da Mulher Maravilha mas a RV será o Corpo dos braceletes de Diana ao invés do Corpo dela. Como os braceletes tem Corpo 30, é muito difícil para ele fazer um único RAP de dano.

Quando o personagem tenta interpor o próprio corpo contra um ataque feito a outro companheiro, a manobra é Trying to Get Hit.

Community content is available under CC-BY-SA unless otherwise noted.